"Seja a mudança que você quer ver no mundo." - Mahatma Ghandi

A idéia deste blog surgiu a partir do contato com a realidade comum de diversos públicos: empresas, universidades, comunidades, etc. Depois de muito ouvir conceitos equivocados sobre o tema sustentabilidade, resolvi fazer a minha parte!

Bem-vindo! Fique à vontade para questionar, contribuir, transformar!

terça-feira, 27 de julho de 2010

The Natural Step - Parte 2

Olá! Hoje vamos falar um pouco mais do The Natural Step (TNS), assim segue uma citação bem atual do Leonardo da Vinci:

" Não há senão um mestre, a Natureza."

Ok, você deve estar se perguntando o que isso tem ver com o TNS? E eu respondo tuuuuuuuudo a ver, pois o TNS é baseado em leis da Natureza, considera a terra como um sistema em equilíbrio.

E agora vamos a prática do TNS, através de cada um de seus quatro princípios:

Princípio 1: Em uma sociedade sustentável não pode ocorrer aumento sistêmico da concentração de materiais extraídos da crosta terrestre.

Exemplos de ações práticas: reduzir sistematicamente a nossa dependência de combustíveis fósseis, susbstituir materiais não renováveis por renováveis, usar materiais eficientemente.

Princípio 2: Em uma sociedade sustentável não pode ocorrer aumento sistêmico de concentração de substâncias produzidas pela sociedade.

Exemplos de ações práticas: reduzir progressivamente (até a eliminação) a produção e uso de substâncias químicas e não naturais como DDT, PCBs, dioxinas, etc.

Princípio 3: Em uma sociedade sustentável não pode ocorrer aumento sistêmico da degradação de ecossistemas por meios físicos.

Exemplos de ações práticas: reduzir a nossa contribuição para degradação física e destruição da natureza, como usar apenas recursos naturais provenientes de manejo sustentável (reflorestamentos certificados) e de forma eficiente (sem desperdícios).

Princípio 4: Em uma sociedade sustentável todo o ser humano deve ter suas necessidade básicas atendidas.

Exemplos de ações práticas: ambiente de trabalho seguro e remuneração justa para os trabalhadores, avaliação/auditoria social de fornecedores, ações sociais na comunidade.

Agora segue um vídeo bem interessante do The Natural Step:





Nenhum comentário:

Postar um comentário