"Seja a mudança que você quer ver no mundo." - Mahatma Ghandi

A idéia deste blog surgiu a partir do contato com a realidade comum de diversos públicos: empresas, universidades, comunidades, etc. Depois de muito ouvir conceitos equivocados sobre o tema sustentabilidade, resolvi fazer a minha parte!

Bem-vindo! Fique à vontade para questionar, contribuir, transformar!

quinta-feira, 22 de julho de 2010

The Natural Step

Hoje vamos falar de solução (chega de problemas, né!) e uma forma simples e cientificamente comprovada é o "The Natural Step (TNS)".
O TNS foi desenvolvido por um médico oncologista sueco (Dr. Karl-Henrik Robert) e um grupo de importantes cientistas em 1989. Desde esta época vem sendo utilizado em várias empresas ao redor do mundo como IKEA, Electrolux, Volvo, Interface, Mitsubishi, entre outras.

Veja a seguir algumas importantes opiniões sobre o TNS:

“O mundo inteiro sonhava com uma definição consistente de sustentabilidade que permitisse um planejamento sistêmico passo a passo. Quando a definição apareceu, apresentada por The Natural Step, foi extraordinário ver como era simples. Por que ninguém havia pensado nisso antes?” (Paul Hawken, co-autor de Natural Capitalism)

“O trabalho de Karl-Henrik Robért e colegas em favor do movimento The Natural Step na Suécia é um dos maiores exemplos no mundo atual de um processo de aprendizagem para a sociedade como um todo. A aprendizagem baseada no diálogo sistêmico e continuado não só está transformando a atuação daquele país no campo do desenvolvimento industrial sustentável, como também representa uma grande promessa de solução para muitos dos problemas mais renitentes da sociedade contemporânea.” (Dr. Peter Senge, MIT)

Apesar do TNS ter sido desenvolvido no meio cientifico, é baseado em princípios bem simples, veja abaixo:

Princípio 1: Em uma sociedade sustentável não pode ocorrer aumento sistêmico da concentração de materiais extraídos da crosta terrestre;

Princípio 2: Em uma sociedade sustentável não pode ocorrer aumento sistêmico da concentração de substâncias produzidas pela sociedade;

Princípio 3: Em uma sociedade sustentável não pode ocorrer aumento sistêmico da degradação de ecossistemas por meios físicos;

Princípio 4: Em uma sociedade sustentável todo ser humano deve ter suas necessidades básicas atendidas.

Segue um vídeo explicativo destes princípios:












Na próxima postagem vamos falar um pouco mais do The Natural Step e ver exemplos práticos de como implementar os seus princípios. Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário