Nos dicionários podem ser encontrados vários significados para a palavra “sustentar”, como por exemplo: manter, suportar, durar, etc.
Mas, desde a década de 80 o termo sustentabilidade vem sendo usado mais no sentido de sustentabilidade humana no planeta terra. Assim, em 1987 surgiu o termo “desenvolvimento sustentável”, ou seja, o desenvolvimento que supre as necessidades do presente, mas sem comprometer a possibilidade das futuras gerações também suprirem as suas necessidades.
Isto quer dizer que sim, devemos suprir as nossas necessidades atuais (mas cuidado aí com o que é necessidade, hein ?! Não quer dizer consumismo, tá?!), mas sem comprometer os recursos do planeta de forma que os nossos filhos, netos, bisnetos e todas as demais gerações também possam ter as suas necessidades atendidas.
O termo sustentabilidade engloba três importantes itens, chamados de “três pilares da sustentabilidade”, ou seja, os aspectos ambientais, sociais e econômicos.
Logo, é muito importante não confundir "sustentabilidade" com "meio ambiente", pois sustentabilidade não engloba apenas meio ambiente, mas também os aspectos sociais e econômicos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá Prof. Ana!!
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa!
Estarei sempre visitando o blog e tentarei sempre que possível contribuir de alguma forma.
Grande abraço e Sucesso!!
Adeilton S. de Paula
Olá Adeilton,
ResponderExcluirObrigada!
Sucesso para você também!
Abraço,
Prof. Ana