"Seja a mudança que você quer ver no mundo." - Mahatma Ghandi

A idéia deste blog surgiu a partir do contato com a realidade comum de diversos públicos: empresas, universidades, comunidades, etc. Depois de muito ouvir conceitos equivocados sobre o tema sustentabilidade, resolvi fazer a minha parte!

Bem-vindo! Fique à vontade para questionar, contribuir, transformar!

sábado, 17 de julho de 2010

Mas então, o que é Sustentabilidade?

Nos dicionários podem ser encontrados vários significados para a palavra “sustentar”, como por exemplo: manter, suportar, durar, etc.

Mas, desde a década de 80 o termo sustentabilidade vem sendo usado mais no sentido de sustentabilidade humana no planeta terra. Assim, em 1987 surgiu o termo “desenvolvimento sustentável”, ou seja, o desenvolvimento que supre as necessidades do presente, mas sem comprometer a possibilidade das futuras gerações também suprirem as suas necessidades.

Isto quer dizer que sim, devemos suprir as nossas necessidades atuais (mas cuidado aí com o que é necessidade, hein ?! Não quer dizer consumismo, tá?!), mas sem comprometer os recursos do planeta de forma que os nossos filhos, netos, bisnetos e todas as demais gerações também possam ter as suas necessidades atendidas.

O termo sustentabilidade engloba três importantes itens, chamados de “três pilares da sustentabilidade”, ou seja, os aspectos ambientais, sociais e econômicos.

Logo, é muito importante não confundir "sustentabilidade" com "meio ambiente", pois sustentabilidade não engloba apenas meio ambiente, mas também os aspectos sociais e econômicos.

2 comentários:

  1. Olá Prof. Ana!!
    Parabéns pela iniciativa!
    Estarei sempre visitando o blog e tentarei sempre que possível contribuir de alguma forma.

    Grande abraço e Sucesso!!
    Adeilton S. de Paula

    ResponderExcluir
  2. Olá Adeilton,
    Obrigada!
    Sucesso para você também!
    Abraço,
    Prof. Ana

    ResponderExcluir