"Seja a mudança que você quer ver no mundo." - Mahatma Ghandi

A idéia deste blog surgiu a partir do contato com a realidade comum de diversos públicos: empresas, universidades, comunidades, etc. Depois de muito ouvir conceitos equivocados sobre o tema sustentabilidade, resolvi fazer a minha parte!

Bem-vindo! Fique à vontade para questionar, contribuir, transformar!

terça-feira, 3 de agosto de 2010

The Natural Step - Análise A, B, C, D

Vimos nas postagens anteriores o que é o TNS (The Natural Step) e as suas quatro condições sistêmicas (princípios de sustentabilidade). Hoje vamos ver de que forma aplicar o TNS.

Começaremos com a definição do termo “backcasting”, isto é, planejar antecipadamente a partir de um ponto de partida de sucesso no futuro. O termo, desenvolvido por um cientista da Universidade British Columbia, simplesmente diz respeito a “ver o passado a partir do futuro”. Interessante, não!?

Este termo me faz lembrar de uma citação de Peter Drucker:
“A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”.

Então vamos criar este futuro! Seguem os passos da Análise A, B, C, D:

A. Modelo de pensamento participativo
Compartilhar e discutir a estrutura de referência do TNS entre todos os participantes de um processo de planejamento. É importante nesta etapa que todos entendam como os 4 princípios da sustentabilidade podem ajudar a organização a se “sustentar” na crescente condição de escassez de recursos no planeta.

B. Observação da situação atual
Relacionar os problemas e os fluxos críticos do momento com referência aos princípios de sustentabilidade. “De que maneiras, e até que ponto, estamos contribuindo para a violação dos princípios de sustentabilidade no momento?” Então, desenvolver indicadores e instrumentos para monitorar a descontinuidade gradual dessas contribuições.

C. Reflexão sobre o futuro
Imaginar um futuro em que a empresa ou a atividade atual não fazem mais parte do problema. “Como os serviços que prestamos à humanidade, e nos quais somos especialistas, podem ser oferecidos de maneira a não contribuir para a violação dos princípios de sustentabilidade?” Relacionar todas as possíveis soluções (mesmo se forem economicamente “não realistas” em curto prazo).

D. Elaboração de um programa estratégico
Priorizar as soluções da lista C em um programa de atividades iniciais para a mudança. Começar pelas soluções mais fáceis e à medida que forem sendo implementadas, mais soluções da lista parecerão financeiramente realistas e poderão ser sucessivamente implementadas.


Para saber mais sobre o The Natural Step recomendo o site:
www.thenaturalstep.org e o livro: The Natural Step - A História de uma Revolução Silenciosa, autor: Karl-Henrik Robèrt, editora Cultrix.

Na próxima postagem vamos falar de outros conceitos de sustentabilidade. Até breve!

Um comentário:

  1. Muito bom Ana. Faço parte da Abraps(Associação Brasileira dos profissionais de sustentabilidade) e por aqui estamos pesquisando sobre esse livro e sua teoria.
    Esclarecedor o seu blog.Obrigado!!

    Abraço!!

    ResponderExcluir