"Seja a mudança que você quer ver no mundo." - Mahatma Ghandi

A idéia deste blog surgiu a partir do contato com a realidade comum de diversos públicos: empresas, universidades, comunidades, etc. Depois de muito ouvir conceitos equivocados sobre o tema sustentabilidade, resolvi fazer a minha parte!

Bem-vindo! Fique à vontade para questionar, contribuir, transformar!

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Educação para Sustentabilidade

Olá! A mídia tem constantemente divulgado fatos que mostram que o mundo está vivendo uma crise complexa, com diversos problemas danificando o meio ambiente e a vida humana de uma forma crítica. E agora pergunto: O que se tem feito para corrigir esta situação? Será que estamos tentando resolver estes problemas com as ferramentas adequadas?

Então, o tema de hoje é: “Educação para Sustentabilidade”, que me faz lembrar uma citação do Einstein:

"O nosso maior erro é fazer sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes."

Uhm, isto é bem interessante, não!? Será que não estamos fazendo exatamente isto? O que tem mudado de fato nas grades curriculares para a formação de pessoas preparadas para esta nova realidade?

Vimos nas postagens anteriores conceitos bem interessantes como Capital Natural , Desenvolvimento Sustentável e “The Natural Step”, mas agora pergunto: Quantas instituições de ensino estão utilizando conceitos como estes para a formação de novos cidadãos?

Muiiita calma nesta hora, sim temos um grande caminho a trilhar na área de educação, mas já existem exemplos de iniciativas bem legais. Uma destas iniciativas (e que me orgulho de fazer parte) é o curso de extensão em Administração Sustentável realizado em parceria entre a Unindus/FIEP (Universidade da Indústria/Federação das Indústrias do Estado do Paraná) e a UFPR (Universidade Federal do Paraná). Veja a seguir o vídeo da formatura da primeira turma que ocorreu no dia 06/08/10:



Iniciativas como esta mostram que é possível (e necessário!) atualizar o sistema educacional. Pense sobre isto. Pensar para entender, sentir, mudar...




2 comentários:

  1. Oi Ana!

    Parabéns pela iniciativa do BLOG.

    Quando penso em educação para sustentabilidade me vêm à mente quaisquer iniciativas que objetivem compartilhar conhecimentos com as pessoas de modo a fazerem-nas compreender a importância das práticas sustentáveis.

    Educar para sustentabilidade é um dever de todos aqueles que entendem sobre o assunto, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, seja por meio de Instituições de ensino, campanhas de iniciativa privada ou, ainda, atitudes individuais como o seu e o meu BLOG.

    Um abraço!

    Elaine Martins

    ResponderExcluir
  2. Que trabalho bonito você desenvolve, Ana! Parabéns! É preciso colocar em prática todo conhecimento adquirido para o bem da humanidade.

    Um abraço!

    Fabrícia

    ResponderExcluir