Olá! Hoje vamos falar de um assunto que foi tema do prêmio Nobel de economia deste ano. Calma aí, não se preocupe, não é nada complicado...quem disse que as coisas importantes devem ser difíceis?
O assunto é “Cooperação como a chave do sucesso”, resultado de um extenso trabalho de campo da cientista Elinor Ostrom, que foi a primeira mulher a ganhar o prêmio Nobel de Economia.
Ela contesta a teoria da “Tragédia do bem-comum”, na qual o ser humano estaria fadado ao conflito devido à escassez de recursos. Por exemplo, em um lago com poucos peixes de uma comunidade, as pessoas tenderiam a pescar o máximo possível para se garantirem, sem pensarem nas necessidades dos outros moradores e no ecossistema como um todo. Assim, como resultado em pouco tempo o lago não teria mais peixes.
Segundo esta teoria dos comuns, as pessoas pegariam tanto quando pudessem, e elas seriam incapazes de conversar pessoalmente e resolver a situação, porque não haveria terceiros (governo, por exemplo) para fazer cumprir a decisão.
No entanto, o que Elinor Ostrom descobriu em pesquisas de campo foi que quando as pessoas podiam (e queriam!) conversar e conquistar a confiança uma das outras, atingindo a cooperação, elas prosperavam mutuamente! Interessante não!?
Ela buscou vários exemplos e analisou pequenas sociedades, que em vez de competirem entre si pelos mesmos recursos naturais até a extinção, aprenderam a cooperar para sobreviver. Seu trabalho demonstra que, em muitos casos, sociedades são capazes de prosperar criando alternativas para resolver conflitos de interesse, respeitando o semelhante e garantindo sustentabilidade, sem necessariamente depender de governos e outras autoridades.
Entretanto, Elinor Ostrom adverte que isso não significa que as pessoas sempre resolverão os conflitos, mas a teoria dizia que elas nunca resolveriam, e ela conseguiu demonstrar que frequentemente as pessoas conseguem. Segundo ela, em vários casos pessoas se saem melhor que governo ou órgãos privados, porém nem sempre. Ela destaca que não existe um padrão único para chegar a uma solução, que as pessoas precisam aprender a lidar com a variedade de problemas que enfrentam.
Mas, as dicas dela referentes à comunicação entre as pessoas e a confiança mútua como fatores de sucesso para a cooperação já representam um excelente ponto de partida, não!?
Veja a seguir entrevista com Elinor Ostrom (legendas em português):
Para mais informações sobre este assunto:
http://nobelprize.org/nobel_prizes/economics/laureates/2009/ostrom.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário