"Seja a mudança que você quer ver no mundo." - Mahatma Ghandi

A idéia deste blog surgiu a partir do contato com a realidade comum de diversos públicos: empresas, universidades, comunidades, etc. Depois de muito ouvir conceitos equivocados sobre o tema sustentabilidade, resolvi fazer a minha parte!

Bem-vindo! Fique à vontade para questionar, contribuir, transformar!

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Confiança, Autodesenvolvimento e Sustentabilidade


O mundo está enfrentando desafios complexos de sustentabilidade, que se manifestam em muitas crises interdependentes, incluindo mudanças climáticas, desmatamento e desertificação, fome e pobreza, escassez de água potável, problemas na saúde pública, conflitos políticos, fracasso institucional, perda da biodiversidade, entre outras. Todas estas crises diminuem a confiança das pessoas nas estruturas sociais, nos líderes e até nelas mesmas.

O que pouco se tem dito é que sustentabilidade, não é apenas uma forma de usar melhor a tecnologia (por exemplo, energia mais limpa), é uma forma de “ser” diferente. Como diz a Marina Silva, é valorizar o “ser” e não o “fazer”, o “ter” ou o “parecer”.

Mas, como valorizar este “ser” diferente? Seguem algumas dicas, os elementos de liderança autêntica (estudada por pesquisadores como Bruce Avolio, William Gardner, Fred Walumbwa), uma das teorias que estou usando na minha pesquisa de doutorado:

Transparência relacional: é o ser transparente, apresentar o verdadeiro “eu”, compartilhar honestamente informações e sentimentos, promovendo assim confiança nas relações.

Autoconsciência: esta é um pouco mais difícil, requer autoconhecimento e autodesenvolvimento ao longo do tempo. Entender o mundo de uma forma maior, mais abrangente. Autoconsciência alude a um processo profundo de descobrir quem se é, aprendendo sobre conceitos e visões internalizadas, como se faz sentido do mundo e como o processo de fazer sentido impacta a visão da pessoa ao longo do tempo. É como ir subindo uma montanha ao longo da vida, e nesta subida ir descobrindo novos panoramas, novas formas de ver e de entender o mundo e a si mesmo. Para mais veja a postagem de “Teoria de Desenvolvimento Construtivo”.

Processamento equilibrado: objetivamente analisar todas as informações relevantes antes de tomar uma decisão, sem preconceitos com alguma informação que não caiba na internalizada visão de mundo atual. Além disso, procurar pontos de vista que desafiem as convicções mais profundas e tentar entendê-las de coração e mente abertos.

Perspectiva moral internalizada: é uma forma interna de auto regulação, guiada por padrões e valores morais internos ante pressões do grupo e da sociedade. Que resulta em processos de decisão e de comportamento consistentes com os valores internos, independente das pressões sociais para o contrário.